
MENSAGEM DE ANTONIO MACIEL NETO AOS PECUARISTAS
Caros(as) amigos(as) pecuaristas,
Chegamos ao nosso décimo oitavo leilão e continuamos reforçando as crenças que tínhamos quando realizamos o nosso primeiro leilão, aqui, na fazenda, em Itu:
1 – o cruzamento Angus x Nelore é o melhor negócio da pecuária brasileira;
2 – os nossos touros Angus devem entregar desempenho similar aos melhores do mundo;
3 – quem ganha o jogo é o time, ninguém faz nada relevante sozinho;
4 – cliente satisfeito é o cliente que volta para comprar novamente;
5 – crises e dificuldades exigem melhorias continuas na gestão e no modelo de negócios.
O cruzamento Angus x Nelore, além de gerar mais renda para os pecuaristas, tem contribuído para o aumento das exportações, incentivado investimentos e criado empregos no campo. Através do fenômeno genético da heterose, os animais resultantes desse cruzamento herdam da raça Angus um maior ganho de peso, precocidade sexual superior, mais maciez e mais sabor na carne e trazem da raça Nelore, mais rusticidade de modo geral e, especificamente, mais resistência ao carrapato. Ressalto, novamente, que a restrição à expansão forte dos taurinos no Brasil, principalmente do Angus, no corte e do Holandês, no leite, se deve a presença do carrapto e não, do calor.
Focamos sempre na produção de touros com pelo curto, com carcaças expressivas e que tenham características genéticas que geram animais com excelentes pesos à desmama. Para isso, os nossos touros são submetidos a testes de DNA, nos Estados Unidos, Zoetis HD 50Ke participamos ativamente da avaliação nacional, do PROMEBO, desde 2015. Escolhemos touros pais modernos, construímos um plantel excepcional de doadoras e prestamos atenção nos aspectos relacionados com a nutrição e da parte sanitária. Um touro melhorador, como os que serão ofertados nesse leilão, tem tudo para gerar ganhos anuais para o pecuarista, entre R$ 6 mil a R$ 9 mil por ano, se comparados a um touro mediano (confira na página 81).
O time da FSL Angus é excepcional. Cuidamos sempre do treinamento, da gestão da rotina, do uso de informações precisas e valorizamos muito o comportamento e a atitude, voltados para o resultado coletivo. Nesse ano, contratamos o consultor Felipe Moura, para fazer uma revolução na maneira como lidamos com as nossas pastagens, dando sequência aos nossos esforços na busca da produtividade através do conhecimento técnico profundo e do uso do que existe de mais atual em termos de tecnologia.
O nosso principal indicador de satisfação dos clientes é o percentual de vendas para clientes antigos. O cliente que volta é o cliente que confia no nosso trabalho e na conduta da nossa empresa e que está vendo resultados positivos com o uso dos nossos touros. Temos tido, todos os anos, mais de 60% das vendas para clientes antigos, o que pode ser considerado um ótimo resultado para vendas recorrentes, em qualquer tipo de negócio.
Nós últimos meses, vimos uma melhora nos preços da arroba, indicando o início de um ciclo mais favorável para os pecuaristas. Quem atacou os custos, repensou o modelo de negócio e treinou os colaboradores, vai sair na frente e se beneficiar nesse ciclo mais
favorável. Nós mesmos, aqui na FSL Angus, reduzimos a produção de animais Angus puros, para focar, mais ainda, na oferta de uma qualidade diferenciada e ampliamos fortemente o nosso rebanho de fêmeas Nelore, que, por sua vez, já estão sendo inseminadas com sêmen dos nosso touros Angus que estão nas Centrais, produzindo para os nossos clientes do Brasil todo. Também decidimos por realizar um Leilão híbrido, presencial, em um recinto apropriado, que fica nas margens da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 93, que liga Itu à Jundiai e, online, no YouTube.
Aproveitamos para expressar aqui um agradecimento especial aos nossos patrocinadores: Marfrig Foods, Siltomac, Credicitrus e Academia CEO, à nossa Leiloeira, a Connect Leilões e ao nosso Leiloeiro, o Felipe Guida. Gostaríamos muito de contar com a participação de vocês no nosso XVIII Leilão FSL Black Angus, que acontecerá no dia 24 de novembro, domingo, às 14h, no modelo híbrido: presencial, aqui do lado de Itu, no Recinto Terra do Boi e online, no canal do YouTube da Connect Leilões.
Abraços,
Andrea e Antonio Maciel Neto